top of page

GELSOMINE +65

Guarujá - 2008-2009

(clique na imagem para ampliar)

"- Quero que minha casa fique moderna, porém sem "frescura"". Com estas palavras a moradora deste apartamento, junto com seu marido, definiu o que queria para a reforma.

Os desafios foram muitos para o projeto localizado no litoral de São Paulo: 160,00m2 de área, duplex, , prédio antigo, pouco espaço para acomodar materiais, área superior com estrutura de madeira comprometida por cupins e umidade, encanamentos de ferro que deveriam ser trocados e a solicitação para acrescentar dois banheiros completos aos já três existentes, mais três quartos, visando receber os três filhos do casal com seus amigos e companheiros.

Desde o início foi decidido que a área externa, com terraço e churrasqueira raramente utilizados, deveria ser integrada à sala social, aproveitando assim o pé-direito duplo da laje inclinada. Para isto foi pensado fechamento com cobertura de policarbonato e laterais em alumínio e vidro, proporcionando assim uma "moldura" para a linda vista da praia a quem chega do corredor.

A cozinha, antes fechada, foi totalmente aberta ao hall de entrada e sala de jantar. Atendendo ao pedido do "sem frescura", neste espaço os materiais foram os mais simples possíveis: piso cerâmico, pastilhas brancas na parede, granito e marcenaria pretos. A única separação do espaço é feita pela própria bancada, que serve de apoio tanto aos pratos preparados como as utilidades do dia-a-dia.

Para não perder a unidade espacial, foi usado forro de gesso em toda extensão das áreas comuns. O piso de porcelanato também é comum a todos os espaços, e foi assentado com peças alternadas, visando corrigir visualmente o desalinhamento das alvenarias remanescentes da construção original.

Na parte superior, os três quartos e dois banhos são acompanhados de sala de TV, criada a partir de rebaixo feito na nova laje construída para o local. Aproveitando o espaço resultante, foi feito nicho iluminado voltado para a sala inferior, o que acomodou perfeitamente os belíssimos vasos marajoaras da coleção do casal.

Completam o espaço objetos pessoais e mobiliário despojado escolhido pelo próprio casal.

bottom of page