top of page

Por que eu preciso de um Arquiteto?


Afinal de contas, por que eu preciso de um Arquiteto? Se você já teve em sua vida alguma reforma, construção, compra de imóvel ou visitou um showroom ou loja de decoração, provavelmente já se deparou com essa figura mística, provavelmente meio excêntrica, que não se sabe muito bem a que veio ou o que faz.

"Ahhh, mas se eu preciso de um projeto, eu tenho que contratar um Arquiteto" diriam alguns. "E por que não pegar um Engenheiro? Engenheiro também faz planta. Um Arquiteto vai te fazer gastar dinheiro com bobagem", diriam outros apressados. "Arquiteto custa caro....eu só quero fazer uma pintura básica e trocar o revestimento do banheiro...eu economizo no projeto e gasto a diferênca num sofá novo", pensariam os mais espertos.

Pois é....infelizmente minha profissão ainda é pouco difundida ao público geral, principalmente aqui no Brasil. As pessoas na verdade não fazem idéia da importância que o Arquiteto tem na cadeia de construção. Aliás, não fazem idéia do que fazemos, de qual é realmente nosso papel nessa área: desde a concepção até a entrega do espaço construído. Somos percebidos, no espectro mais negativo, como excêntricos, caros, gastadores, supérfulos, meros fazedores de projetos cheios de perfumarias. Eu contratei porque tive que contratar, afinal "Sem um projeto não consigo aprovar minha planta na Prefeitura ou com o síndico do meu condomínio."

Se você já pensou assim, por favor, não tenha vergonha de admitir a este que vos escreve.

Para deixar claro: eu não culpo você!

Acredite, sou Arquiteto há mais de uma década e já escutei muitas coisas de pessoas que também não faziam idéia de meu papel. Além do que, sempre tratei esse desconhecimento com um misto de bom humor e preocupação. Bom humor porque a vida fica mais leve quando rimos, e preocupação pois construir, reformar ou modificar espaços sem consultar um Arquiteto é um tiro no pé 100% garantido. Pode ter certeza que estou tentando te ajudar.

Então aqui vai minha melhor tentativa de explicar a um leigo o que faz um Arquiteto e qual a importância da minha profissão.​

Arquitetos se preocupam com o lado humano do espaço, com o design e beleza e com a funcionalidade, tudo isso através de técnicas precisas misturadas a um feeling de como deixar tudo em harmonia. Parece simples não?

Além disso, soma-se a necessidade de incorporar conceitos de insolação, conforto térmico e acústico, iluminação natural e artificial, mais espaçamento entre móveis e objetos construídos para garantir circulações e áreas de trabalho coesas, tudo isso visando compor o espaço de uma maneira que atenda a todas essas questões ao mesmo tempo.

Vou dar um exemplo. Vamos supor que o espaço ficou com design bonito, com boa iluminação natural, espaços de trabalho e lazer excelentes e um ótimo conforto acústico. Porém, num dia de calor, a temperatura interna fica na casa dos 30ºC. Adiantou alguma coisa atender todos os outros requisitos se o conforto térmico foi deixado de lado? Não sei vocês, mas tenho pra mim que o usuário deste espaço não irá ficar muito feliz num dia de sol.

É o Arquiteto, portanto, que além de iniciar com suas idéias a concepção do espaço, coordena e compatibiliza todas essas questões acima, seja através da incorporação dos demais projetos técnicos no projeto principal de arquitetura, seja através de soluções simples como uso de ventilação cruzada ou brises na construção.

Então é isso, uma breve introdução ao nosso papel e importância na cadeia construtiva. Se houver dúvidas ou interesse em saber mais, basta me dar um alô na página de contato do próprio site ou comentar abaixo.

Abraços!

25 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page