• Pedro Boscov

Os Tipos de Arquiteto


O campo da arquitetura é extremamente amplo e conta com várias especializações. Portanto, achei didático dividi-lo por áreas de interesse e facilitar a identificação para quem não é da área.

Arquiteto

São os Arquitetos mais "generalistas", que tem uma visão global do negócio de construção, desde a concepção do projeto até a entrega final da obra. São idealizadores de espaços para os mais diversos usos humanos, desde uma casa, passando por um hospital, uma padaria, um presídio, um shopping, uma praça ou até mesmo um boulevard ou calçada. Tem a visão macro de todo o projeto e construção, e não raro são coordenadores de outros Arquitetos e especialistas que irão complementar seus desenhos e idéias com outros projetos específicos.

Vamos pegar o exemplo de uma casa. Dependendo da complexidade do projeto, o Arquiteto irá fornecer o projeto de arquitetura completo, mas precisará também coordenar: o projeto estrutural, fornecido pelo Engenheiro Calculista; o projeto executivo, se este for fornecido pelo Engenheiro Civil ou outro Arquiteto; o projeto de paisagismo, fornecido pelo Arquiteto Paisagista; o projeto elétrico, fornecido pelo Engenheiro Civil ou Eletricista; o projeto de hidráulica e esgoto, fornecido pelo Engenheiro Civil ou Hidráulico; o projeto de interiores, fornecido pelo Arquiteto de Interiores, o projeto de iluminação, fornecido pelo Arquiteto Luminotécnico; além de todos os croquis e desenhos dos demais fornecedores, como rede, som, piscinas, churrasqueiras, esquadrias, Patrimônio Histórico (se for um imóvel listado como tombado ou a ser preservado) etc. Deu pra entender o trabalho que dá compatibilizar todas essas idéias dentro de um projeto global?

Isso porque ainda não mencionei, mas o generalista também possui capacidade para acompanhar e, se necessário, até gerenciar uma obra do começo ao fim. Sim, ao contrário do que muita gente pensa, não é só o Engenheiro que acompanha, gerencia e fiscaliza obras. Muitos Arquitetos (inclusive este que vos escreve) têm tanto capacidade como experiência no campo da construção, e estão aptos a "tocar" obras de diferentes complexidades. Ok, agora que falamos do Arquiteto mais global, vamos focar nas áreas de especialização da profissão.

Arquiteto Paisagista

São Arquitetos da paisagem natural e construída. Muita gente se engana em pensar que o paisagista só trabalha com vegetação e jardins. No mundo contemporâneo, o paisagista se preocupa tanto com a harmonização e integração de espaços da natureza com o espaço construído, como com o próprio espaço criado pelo homem. Não é raro ver Arquitetos Paisagistas (ou Landscape Architechts, como são conhecidos lá fora) confundindo seu campo de trabalho com Urbanistas e os próprios planejadores das cidades. Eles têm a visão macro do espaço construído, e estão constantemente buscando novas e melhores soluções para os espaços sociais e de descanso habitados pelo ser humano, seja na cidade, no campo, em uma casa ou num clube. Infelizmente no Brasil temos ainda poucos especialistas nessa área tão importante da arquitetura.

Arquiteto Urbanista

É o arquiteto do espaço urbano. Urbanistas são generalistas dentro de seu próprio campo, visto que estão preocupados com todos os aspectos relevantes da construção e manutenção da qualidade e funcionalidade do espaço urbano. Você já se perguntou quem planeja e cuida da concepção e projeto de uma nova via, quem estuda a viabilidade de um novo túnel ou elabora o plano diretor de uma cidade, aquele que vai direcionar o crescimento sustentável do espaço urbano? Pois é, o urbanista é este profissional! Está sempre em contato os agentes públicos, locais e órgãos de controle e meio ambiente para discutir soluções globais para expansão das cidades.

Geralmente você verá que faculdades e escolas de arquitetura, quando formam seus profissionais, emitem o título de Arquiteto e Urbanista. Este é o título que eu possuo em meu diploma. Isso ocorre pois temos disciplinas obrigatórias de urbanismo em nossas escolas de arquitetura, principalmente Planejamento Urbano. Porém ainda são poucos os profissionais que realmente seguem esta área e se tornam especialistas nesse campo.

Arquiteto de Interiores

Muitas pessoas ainda confundem o Arquiteto de Interiores com o Designer de Interiores ou Decoradores. Apesar de terem algumas coisas em comum, principalmente entre Arquiteto e Designer (visto que ambos possuem graduação superior), o foco acaba sendo bem diferente. Design de interiores é um curso com foco no aspecto decorativo, visando a estética e a funcionalidade dos mais diversos ambientes. Como já vimos, Arquitetura é um curso abrangente que engloba arte, urbanismo, construção, planejamento urbano, paisagismo, entre outros.

Em termos práticos, Decoradores e Designers não estão aptos legalmente a interferir em elementos que não sejam puramente estéticos em uma edificação. Por exemplo: se houver a necessidade de demolir uma parede ou remover uma tubulação, somente o Arquiteto poderá avaliar e autorizar tecnicamente essas remoções.

Vale lembrar que Interiores é um campo bem abrangente, envolvendo desde mudanças espaciais simples em uma residência até a proposição de layouts e criação de mobiliários para ambientes corporativos.

Arquiteto do Patrimônio Histórico

Responsável não só pela identificação e conservação, mas também pela manutenção do Patrimônio Histórico. O foco deste profissional está em projetos e execução de intervenções no patrimônio histórico cultural e artístico, arquitetônico, urbanístico, paisagístico, além de trabalhos específicos para a preservação, conservação, restauro e valorização de edificações, conjuntos e cidades.

Arquiteto Luminotécnico

O luminotécnico é o Arquiteto que cuida não só da iluminação, seja natural ou artificial, mas também de todos os aspectos técnicos e artísticos da integração entre Arquitetura e luz.

"Arquitetura é o jogo sábio, correto e magnífico dos volumes dispostos sob a luz", disse Le Corbusier. Arquitetura sem luz não existe, fazendo deste profissional um pouco desconhecido do público geral extremamente importante para nossos projetos.

#arquitetura #arquiteto #especialização #tipos

33 visualizações